Do Ribeiro Frio à Portela

 

Há uns dias um grupo pediu-me uma sugestão de uma levada. Depois de descobrir o que procuravam (Urbana ou rural? Floresta ou cidade? Longa ou curta?), sugeri-lhes a levada da Serra do Faial, no troço entre o Ribeiro frio e a Portela, também conhecida como a levada do Furado.

É um percurso de cerca de dez quilómetros, simples enquanto se desenrola ao longo da levada, mas que acaba numa descida longa, com muitos degraus, na chegada à Portela. Há possibilidade (muito ocasional) de vertigens, mas estes pequenos troços estão invariavelmente protegidos por corrimões.

Em termos do percurso, este começa no Ribeiro Frio (à direita na descida, depois do Victor’s Bar), e acaba mesmo junto ao miradouro da Portela. Na primeira fase (cerca de nove quilómetros), é apenas uma questão de seguir a levada, a partir daí, depois do reservatório para onde corre a água, é uma questão de seguir as setas, ou a pequena levada que vai fazendo cantar a água nesta fase final do percurso.

Até ao reservatório, principalmente espécies da laurisilva, a partir daí muitas exóticas. Em termos de flores, massarocos e hortênsias, com espécies mais frágeis ao longo da levada. Consequência – ou virtude – da densa arborização, o percurso decorre principalmente na sombra, o que é um bónus nesta altura do ano.

PARTILHAR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone